IoT – Internet of Things ou Internet das Coisas
Não é todo dia que o setor empresarial recebe boas notícias, mas no final do ano passado, o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei que irá colocar o mercado brasileiro numa rota que já vale quase
um trilhão de dólares e que promete cada vez mais vantagens para quem faz uso dela.
É uma tecnologia tão potente que, segundo um estudo,
94% dos negócios estarão a utilizando até o fim do ano que vem.
Além disso, essa tecnologia reduz o dispêndio de trabalho humano em tarefas burocráticas.
Isso permite que seu trabalho foque-se em tarefas realmente lucrativas. Segundo a McKinsey, essa opção pode representar, no longo prazo, um aumento de receita de até
US$43 bilhões.
Que tecnologia milagrosa é essa?
Estou falando da Internet das Coisas — ou IoT, no jargão inglês. Apesar dessa tecnologia ser usada primariamente no setor industrial, vários estudos já apontam a funcionalidade que ela pode ter dentro de todas as áreas.
Não tenho a menor dúvida!
Com a projeção de que até 2023 haja 43 bilhões de
devices conectados à IoT, não há dúvidas de que, na realidade, a IoT será ferramenta básica da própria vida em sociedade.
É por isso mesmo que o projeto de lei aprovado pelo Congresso representa uma chance única para todos aqueles que querem se antecipar às tendências e capitalizar em cima das facilidades dessa tecnologia. Essas serão as empresas mais modernas e mais lucrativas. Estima-se que o lucro do mercado de IoT até 2025 seja de US$754 bilhões. Com a facilidade que a lei proporcionará, se sancionado, parte dos lucros desse mercado bilionário pode ser seu.
A pergunta é: Como? Qual a diferença a IoT pode fazer para você?
Eu vejo três vantagens que você precisa agarrar para desenvolver essa expertise.
Antes de falar sobre essas três vantagens, eu quero esclarecer exatamente o que é a Internet das Coisas.
A Internet das Coisas - IoT
A Internet das Coisas conecta objetos à rede mundial. São a esses objetos, ou devices, que o termo “coisa” se refere.
Como acontece, exatamente, esse processo?
Digamos que você queira saber como está o estado do encanamento da sua casa. Contratando uma empresa que presta serviços de IoT, você pode colocar sensores no encanamento que permitem verificar o estado de ferrugem, entupimento, níveis de salubridade da água e outras questões — tudo isso em tempo real. Se os níveis estiverem perigosos ou for tempo de trocar o encanamento, você pode receber um alerta automático no seu celular.
Essa realidade se traduz em automação de serviços.
Outro exemplo, dessa automação: Digamos que você é um atacadista.. Toda vez que um produto entra ou sai do estoque ele passa por um leitor de código de barras que imediatamente computa o número de produtos que estão no estoque, seu valor, bate o imposto pago ou devido e lança na base de dados da empresa.
Se você procurar os serviços de um contabilista que trabalhe com o IoT, ele com um software especializado, esses dados podem ser automaticamente processados, dando um balanço financeiro da empresa em tempo real. O que levaria meses para ser feito, que custaria tempo e estresse, pode ser feito pelo computador a cada instante.
E é exatamente nessas automações que os setores ganham e as nossas três vantagens entram:
- Redução de custos através da redução de trabalho burocrático: Empresas com IoT não têm mais de passar horas trabalhando com uma quantidade opressiva de dados, podendo assim, reduzir jornadas de trabalhos e horas-extras, enxugando as contas.
- Redução de shadow work: Segundo um relatório da Workfront, apenas 39% do dia de um funcionário é gasto com a sua atividade primária. Com a automatização desse trabalho graças à Internet das Coisas, o trabalho será realizado em até 41% menos do tempo, trazendo retornos mais rápidos e reduzindo a possibilidade de problemas.
- Conte com empresas com mais conhecimento: Empresas que fazem uso dessa ferramenta contam com colaboradores verdadeiramente experts. As pessoas poderão contar com profissionais que têm insights e perspectivas mais aguçadas, permitindo soluções mais inovadoras e resoluções de problemas em menor tempo.
A oportunidade chegou. Por que não abraçar o futuro agora?








